segunda-feira, 13 de abril de 2009

Blogando! Artigo da Semana: Professor Camilo

Pessoal, mais um artigo super interessante do nosso amigo e também professor Fabio Camilo!

A grande mentira que nos pregaram: “O cliente tem sempre razão”.

Fabio Camilo Biscalchin
Doutorando em Educação (Filosofia) – UNIMEP
Professor das disciplinas: Filosofia, Ética e Antropologia Religiosa e Responsabilidade Social – UNISAL


Se estivermos preocupados em colocar em primeiro lugar o ser humano, o respeito pela dignidade humana, não existe numa relação quem tem ‘mais’ razão; Assim, mais uma vez fomos redondamente enganados pelas propagandas ideológicas de consumo que nos fazem tratar àqueles que têm algum bem, como um rei.
Se alguém se julga ser um ‘rei’, a relação para com os que estão ao seu redor já perde a qualidade de, dignidade, pois este vê o outro como um mero vassalo que tem obrigação de agradá-lo e servi-lo.
O quão mais simples seria se ao receber uma pessoa num estabelecimento, ambos se tratassem com mútuo respeito, pois são seres humanos iguais. Um a procura de prestação de serviços e o outro disposto a ajudá-lo. Isso é tão simples, que com certeza, a aplicação desta idéia acabaria com tantas propostas artificiais de atendimento que apenas existem para garantir os ‘falsos’ certificados de qualidade e a ‘falsa’ manutenção do ‘cliente’ como freguês satisfeito e fiel.
Isto tudo é uma grande mentira e nos torna mais desumanos. São nojentas as propostas de marketing que fazem com que aqueles que consomem se sintam reis e ‘mais gente’ do que os que estão ao seu redor. É preciso vomitar sobre estes marqueteiros que cada vez mais nos promovem uma sociedade violenta e sem escrúpulos.
A missão-desafio de quem trabalha servindo ao público é a de humanizar a todos. Isso começa através da maneira de tratar o ser humano que está do outro lado do balcão, sem, no entanto, esperar que esse seja capaz de fazer o mesmo, pois na maioria das vezes, eles estão impregnados da ideologia de que ‘o cliente sempre tem razão’.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo...

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Uma produção muito boa, como todas do Camilo. O blog é interessante e inteligente, parabéns.
    Sou de Belem do Pará, conheço o professor Fabio Camilo, ja tive a oportunidade de conversar com ele e ouvi-lo.
    Um abraço e muito sucesso.
    Raimundo Freitas
    www.raimundofreitas.blogspot.com

    ResponderExcluir