segunda-feira, 30 de março de 2009

Blogando...Artigo da Zézé!

Para começar bem a semana, temos no nosso quadro Blogando um super artigo da nossa querida professora Zézé.
Se você for esperto, não vai deixar de conferir!!

Sou um “bicho grilo”

Quando este grupo de queridos alunos me pediu para escrever algo para seu blog, pensei muito sobre qual tema seria interessante a ponto de causar um debate e possíveis comentários. Tem tanta coisa que pode causar comentários e gerar debates calorosos. Resolvi então falar sobre a minha experiência profissional no setor da comunicação. Talvez não gere nenhum debate, tão pouco seja interessante, mas não deixa de ser é uma curiosidade!

Quando resolvi cursar a faculdade de PP, meus pais tiveram um choque!
- O quê? Publicidade é coisa de “bicho grilo”- expressão muito usada para definir os jovens que ousavam na suas vestimentas, visual e comportamento, mais ou menos um doido sem rumo. Mas, como todo jovem de 18 anos, resolvi enfrentar a situação e entrei para a segunda turma do curso de PP na FIAM/FMU – um dos poucos cursos da área, pois ainda era tudo uma grande novidade.

Até hoje eu acho que eles preferiam que eu fosse uma médica ou advogada. Naquela época, em 1979, ainda não havia professores especializados na área. Geralmente eram profissionais de arte, economia, psicologia, filosofia, tentando adaptar um mundo totalmente próprio. Foram felizes, pois formaram várias turmas de “publicitários da vida”. Aqueles que têm que aprender na raça e na coragem.

As coisas eram muito diferentes e difíceis. Imaginem um mundo estratégico e criativo sem internet, photoshop, corel, ilustrator, digitalização e outras tecnologias que, literalmente, recriaram a comunicação. Sou da turma do “layout pestapado”. Acho que muitos de vocês nem imaginam o grau de dificuldade que isso causava.

Fiz estágio na ALMAP – hoje ALMAP BBDO, um gigante da propaganda -, praticamente eu pagava, de novo, para aprender, mas valeu, e muito.
Fui produtora de programas de auditório da TV Bandeirantes em SP. Vivia com fita crepe no bolso e deitada embaixo da câmera pra segurar os produtos anunciados (já era o “merchan”).

Como adorava moda, fui, durante 3 meses apenas, auxiliar do Clodovil no seu atelier na Av. Cidade Jardim. Deixa este episódio pra lá.
.
Trabalhei como assessora de marketing na Rosset Tecidos e então me convidaram para participar da equipe de executivos de contas da Editora Abril – grupos Manequim e Claudia – minha grande escola. Vocês não têm idéia como a Abril me ensinou sobre mídia, relacionamento, estratégia, “layout pestapado”, técnicas de negociação e de tudo um pouco daquilo que hoje eu sei.
.
Em 91 me mudei para Americana e tive o privilégio de trabalhar em empresas muito legais até fundar a Audaz com o Alexandre. Bons momentos, ótimos e inesquecíveis amigos de todos os lados da mesa - clientes, fornecedores e colegas de trabalho.
.
Tudo isso aconteceu ao longo desses 25 anos. É um bom tempo!

Bem, com esse breve relato da minha vida, dá pra perceber que temos um longo e interminável período de aprendizados e me sinto muito feliz em poder transferir minha experiência aos jovens, “bicho grilo” como eu, que transformarão a comunicação brasileira sem loucuras, com ética e seriedade, tendo no seu DNA profissional um pouco de filósofo, médico, psicólogo, advogado, engenheiro, artista, professor, veterinário...
.
Sucesso pra vocês! Profa. Maria José (Zezé)
Maria José L. Villafanha Ribeiro

6 comentários:

  1. Pessoal, parabéns!
    Não poderiam estrear esse quadro com outra
    pessoa.
    A Zezé é uma professora bem dinâmica, comprometida
    com seu trabalho na área da educação/comunicação
    e que agrada a todos com seu modo elegante de ser e agir.
    Parabéns ao grupo e a Professora Maria José.

    Sucesso!

    Gabriel Benencase, 4° ano.
    Unisal - 2009

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Zezé truta do Clodovil, quem diria hein huashuasa .. tá aí o motivo da elegância dela!

    ResponderExcluir
  3. Muuito show!!

    Excelente artigo!!

    Parabéns, idéia dinâmica e jovem.

    Rodrigo Lemos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo Blog!!!
    Desejo muito sucesso e muitos acessos no google!!!
    Zezé, parabéns pelo artigo!
    É mesmo, no começo quem fazia comunicação era bixo-grilo, depois passou a ser conhecido como marketeiro e agora devemos mostrar que somos profissionais de marketing!!!
    Um abraço e sucesso!
    Prof. Giuliano Paulino Coan

    ResponderExcluir
  5. Gente que legal esse texto da Zezé!!! Vcs poderiam fazer isso com mais profissionais da área, pra inauguração, não poderiam ter escolhido melhor!!! Parabéns pelo blog!!!
    Bjaum

    ResponderExcluir