quinta-feira, 9 de abril de 2009

Obesidade... Algumas Dicas

Durante muitos anos a obesidade foi associada a falta de caráter, auto-indulgência ou distúrbios psíquicos dos indivíduos por ela acometidos. Sabe-se hoje que a obesidade é muito mais do que isso e que decorre de uma série de fatores - genéticos, metabólicos, hormonais e ambientais - ainda não totalmente esclarecidos. A obesidade é considerada hoje uma doença crônica que acomete uma grande proporção de pessoas.
No Brasil 40% da população adulta tem excesso de peso, (IMC maior que 25 Kg/m2) e hoje quase não há diferença entre os indivíduos que vivem na cidade ou os que vivem no campo
Calcula-se que morrem 300.000 pessoas nos Estados Unidos por ano precocemente devido à obesidade e no Brasil este número está entre 50.000 e 100.000 pessoas.
O índice mais utilizado para medida de gordura corporal é chamado Índice de Massa Corporal (IMC), que se obtém dividindo o peso do indivíduo (em Kg) pela altura ao quadrado. Obtém-se assim um número seguido de Kg/m2 que deve ser interpretado da seguinte maneira:

menor que 18 Kg/m2 = subnutrido
de 18 a 26 Kg/m2 = normal
de 26 a 30 Kg/m2 = pesado
acima de 30 Kg/m2 = obeso

Indivíduos com valores de IMC superiores a 40 Kg/m2 são chamados de obesos mórbidos (devido à doenças graves relacionadas com este grau de obesidade).
A obesidade é causada por um desbalanço, entre as calorias que são consumidas sob a forma de alimentos e as calorias que são gastas pelo indivíduo para o organismo funcionar, mesmo em repouso, realizar as atividades física e digerir os alimentos consumidos.
O excesso de calorias (resultante de um balanço positivo entre o que é consumido e o que é gasto) é depositado no organismo. Boa parte desse depósito se faz sob a forma de gordura e quanto mais se deposita mais obeso é o indivíduo.
Dessa maneira, a pessoa pode ser obesa porque:
come exageradamente e/ou
gasta poucas calorias e/ou
tem mais facilidade de produzir gordura quando o balanço calórico é positivo e/ou
"queima" gorduras com menor facilidade.
Os dois tipos comuns de obesidade ou de distribuição de gordura pelo corpo são:
na região subcutânea (abaixo da pele), particularmente da cintura para baixo, é chamada de obesidade ginóide (porque acomete mais as mulheres) ou obesidade em pêra (pela forma) ou obesidade subcutânea; e
no abdômen, profundamente entre as vísceras, é chamada de obesidade andróide (porque acomete mais os homens) ou obesidade em maçã (pela forma) ou obesidade visceral.
Naturalmente há grandes variações entre este dois tipos de distribuição de gordura pelo corpo e há indivíduos com os dois tipos de obesidade.
Como obesidade é fator de risco para várias doenças como o diabetes mellitus, hipertensão arterial, alteração nos níveis de triglicérides e colesterol, infarto do miocárdio, derrame cerebral, tromboses, problemas ortopédicos e dermatológicos etc., a manutenção da obesidade ou o seu agravamento, faz com que o indivíduo se torne cada vez mais suscetível a doenças graves e morte precoce. Obesidade é hoje considerada doença crônica com prognóstico de qualidade de vida comprometida por vezes seriamente e, portanto, deve ser tratada.
Daremos abaixo algumas dicas de como perder peso de forma rápida:

Perca até 4 quilos em um mês com a Dieta dos pontos
Recorde de público e crítica, um best seller das dietas. Há mais de 30 anos na lista das mais seguidas no Brasil. Você escolhe o que quer comer e monta seu prato onde quiser e perde até 4 quilos em um mês – sem passar fome!

No lugar de calorias, nesta dieta você soma pontos (cada ponto vale 3,6 calorias). Assim, fica livre de um cardápio pronto, colocando no prato só aquilo que gosta. Claro que tem um limite. Para secar até 4 quilos em um mês, você tem direito a consumir 320 pontos (ou quase 1200 calorias) por dia. Para não perder as contas, mantenha a tabela com os pontos sempre por perto. O ideal é reservar entre 160 e 176 pontos (isto é, entre 50% e 60% do total permitido) para os carboidratos (pães, massas, cereais – integrais, de preferência –, frutas, legumes e verduras). Já as proteínas (carnes, leite, queijo, iogurte – especialmente as versões magras – e grãos) devem somar entre 33 e 50 pontos (o que equivale de 10% a 15% do total) e as gorduras (óleo, azeite, manteiga e castanhas) até 96 pontos (30% do total diário). Só não esqueça que tem gordura embutida em vários alimentos.
Essa dieta não restringe absolutamente nenhum alimento, incluindo doces e chocolates. Ao invés disso, atribui uma certa quantidade de pontos para todos os alimentos. A pessoa, após uma avaliação, tem um certo limite de pontos diários que deve cumprir. Se ela decide comer uma barra de chocolate, por exemplo, no decorrer do dia terá que optar por alimentos com pontos menores - como frutas e verduras - para não ultrapassar o limite diário de pontos!

Garantia de sucesso•
Faça um diário alimentar, anotando tudo o que comeu. Some os pontos depois do almoço e antes do jantar. Assim você tem idéia de quanto ainda tem direito de consumir.
• Nas refeições principais, desconte 15 pontos do tempero usado no preparo da comida.
• Se for fritura, multiplique os pontos indicados na tabela por 3. E por 4 no caso de empanado ou à milanesa. Exemplo: um bife grelhado tem 56 pontos e à milanesa 224.
• Ultrapassou a cota? Compense, comendo menos na próxima refeição.
• Coma um bom prato de salada antes do principal. É saudável e evita que você exagere nos alimentos mais calóricos, ou melhor, com muitos pontos.
• Coma a cada três horas. Além de manter o metabolismo mais ativo – importante para queimar a gordura acumulada –, você chega menos voraz na próxima refeição.
• Mastigue várias vezes cada bocado de alimento.
• Evite muito líquido na refeição. Beba no máximo um copo pequeno. • Mexa-se. Acelera o resultado da dieta.


A Dieta da Sopa

Com auto poder diurética e desintoxicante, a dieta da Sopa pode proporcionar um auxilio na perca de peso de forma mais rápida chegando a até 4 quilos em uma semana.

Ingredientes
- 1 berinjela média cortada em cubos
- 1 nabo médio cortado em cubos
- 2 maços de cebolinha verde picados
- 2 latas de purê de tomates (680 g)
- 1 maço de salsão (= aipo) picado
- 1 repolho grande fatiado
- 1 pacote de sopa de cebola (70 g)
- 1 cebola média picada
- 3 cenouras médias cortada
- 2 xícaras de vagem picada
- sal, curry,salsinha picada e pimenta-do-reino a gosto
- 4 litros de água

Modo de Preparo
1º - Numa panela grande coloque 1 berinjela média cortada em
cubos, 1 nabo médio cortado em cubos, 2 maços de cebolinha verde
picados, 2 latas de purê de tomates (680 g), 1 maço de salsão (=
aipo) picado, 1 repolho grande fatiado, 1 pacote de sopa de
cebola (70 g), 1 cebola média picada, 3 cenouras médias cortada,
2 xícaras de vagem picada e tempere com sal, curry,salsinha
picada e pimenta-do-reino a gosto. Cubra com 4 litros de água e
coloque no fogo. Ferva rapidamente por 10 minutos, abaixe o fogo
e mantenha o ponto de fervura por +/- 40 minutos.

Pulo do Gato
1º dia: sopa + todas as frutas, exceto banana.
Melancia e melão tem menos calorias. Para beber:
chá, café, suco de uva (sem açúcar) e água à
vontade.

2º dia: sopa + todos os legumes. Não consumir
feijões secos, grão de bico, ervilhas e milho. O
jantar pode comer uma batata grande cozida com
manteiga. Lembre-se: hoje não coma frutas.

3º dia: sopa + frutas e legumes à vontade.

4º dia: sopa + banana e leite desnatado. Coma até 8
bananas e quantos copos de leite desnatado quiser +
a sopa.

5º dia: sopa + bifes e tomates. Coma de 280 g a 400
g de bife e 2 tomates médios ou 3 tomates pequenos.
Beba de 6 a 8 copos de água. Tome a sopa uma vez ao
dia.

6º dia: sopa + bifes e legumes. Coma até 3 bifes
grandes e legumes na quantidade razoável. Tome a
sopa 1 vez.

7º dia: sopa + arroz integral e suco de frutas
(sucos sem açúcar e legumes à vontade). Tome a sopa1 vez.


A Dieta do Chá Verde
O Chá Verde é extraído de uma planta chamada Camellia sinensis, esta planta dá origem ao chá branco, chá de jade, chá vermelho e ao chá oolong.
Pesquisas e mais pesquisas vêm sendo desenvolvidas para descobertas de todas as funções do Chá Verde e a cada dia as revistas científicas publicam mais novidades.
Não há discussão sobre o poder emagrecedor potentíssimo da Camellia sinensis e conseqüentemente do Chá Verde.
O Chá Verde é composto por flavonóides e catequinas, que são substâncias relacionadas com a aceleração do metabolismo.
A vida estressante faz com que nosso organismo entre em colapso, sendo assim, o Chá Verde vem para dar uma organizada na bagunça.


Os poderes do Chá Verde para Emagrecer
O Chá Verde acelera o metabolismo, dando aquela disposição e emagrecendo rápido e sem sacrifícios.
Com disposição, dá vontade de malhar. Olha que combinação perfeita: disposição + emagrecimento = vontade de fazer exercícios e se tratar.
Além dessas propriedades, o Chá Verde combate o envelhecimento precoce, evitando a formação de radicais livres, melhorando a pele, o cabelo, a unha.
O Chá Verde cuida para que não ocorram erros no DNA, prevenindo assim o câncer. Também, combate o mau colesterol, a diabetes, a hipertensão e as doenças crônicas.
É diurético, evita o inchaço.
Melhorando o inchaço, o Chá Verde melhora a TPM e a menopausa.
O Chá Verde faz aquela limpeza no estômago e no intestino, retirando todas as toxinas.
Emagrecer, ficar disposta, melhorar a pele e ainda se prevenir de doenças...
Isso é possível?
Sim, com o Chá Verde, o autêntico Chá Verde!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário